Whatsapp
Whatsapp

ALGUMA DÚVIDA?

O Instituto Brasileiro de Reprodução Assistida – IBRRA – é uma instituição médica dedicada integralmente ao tratamento da infertilidade. 

O PRIMEIRO PASSO É A INFORMAÇÃO!

O QUE É PERÍODO FÉRTIL? QUANDO ACONTECE?
O chamado “período fértil” é a época do ciclo menstrual em que a mulher está mais propícia a engravidar. O período dura, normalmente, 6 dias e começa entre 10 e 14 dias após o primeiro dia da menstruação.
O QUE É INFERTILIDADE?
A infertilidade é caracterizada após a tentativa, por até um ano, de alcançar a gravidez naturalmente. Após este período de relações sexuais frequentes sem a utilização de métodos contraceptivos e sem confirmar a gestação, começa-se a suspeitar que pode haver algum problema. No caso de pacientes com algum diagnóstico que dificulta a gravidez ou pacientes que têm idade avançada, a procura pelo especialista deve ser imediata.
QUAIS AS CAUSAS DA INFERTILIDADE?
30% das infertilidades se devem a fatores femininos e 30% a fatores masculinos. Em alguns casos, ambos os parceiros podem apresentar fatores que os tornam inférteis. Ainda existem casos de quadro de infertilidade inexplicado. Nas mulheres, as principais causas são: obstrução tubária, endometriose, anovulação, alterações uterinas e idade avançada, sendo esta última a principal, já que a capacidade de engravidar espontaneamente diminui após os 35 anos. Nos homens, as principais causas são: alterações que levam à retenção dos espermatozoides no testículo; alterações no sêmen, como diminuição da concentração, baixa motilidade ou morfologia alterada dos espermatozoides e a ausência total de espermatozoides.
QUANDO DEVO MARCAR UMA CONSULTA COM O ESPECIALISTA?
O indicado é procurar um especialista após um ano de relações sexuais desprotegidas e sem resultado. Mas, caso você tenha uma idade avançada, após seis meses de relações desprotegidas e sem gravidez confirmada, a indicação é imediata. Caso já saiba que enfrenta dificuldades para reproduzir devido a alguma condição de saúde preexistente ou por se tratar de um casal homoafetivo, a recomendação também é procurar um especialista o quanto antes.
QUAIS OS EXAMES NECESSÁRIOS NA PRIMEIRA CONSULTA?
Para a mulher, após uma minuciosa avaliação clínica e uma Ultrassonografia Pélvica para avaliar a cavidade uterina e os ovários, os principais exames são o Hormônio Antimulleriano (AMH) e a Histerossalpingografia. Para o homem, a avaliação espermática (Espermograma).
A ENDOMETRIOSE AFETA A FERTILIDADE?
A endometriose se caracteriza pela presença, na cavidade abdominal, do tecido que reveste internamente o útero. Este problema está presente em 35% das mulheres inférteis. Pode afetar ovários, destruindo a reserva ovariana; trompas, causando obstrução bilateral; estruturas de sustentação; bexiga e intestino, causando dor na relação sexual e no período menstrual.
O QUE É SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS?
É uma alteração endócrina que apresenta sintomas como irregularidade menstrual, pelos, acnes e gordura troncular, devido ao hiperandrogenismo. Porém, nem todas as pacientes com Síndrome dos Ovários Policísticos têm dificuldade para engravidar.
MULHERES SEM PARCEIROS PODEM REALIZAR AS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO HUMANA?
Toda mulher acima de 18 anos, após assinatura de um consentimento informado, pode recorrer a uma técnica de Reprodução Assistida. Entretanto, o Conselho Federal de Medicina (CFM) estipulou o limite de idade de 50 anos para a realização do tratamento.
COMO OS CASAIS HOMOAFETIVOS PODEM SER PAIS E MÃES?
Segundo a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) 2013/2013, todas as pessoas homoafetivas podem recorrer a uma Técnica de Reprodução Assistida para terem filhos. No caso de um casal feminino temos duas possibilidades de tratamento: Inseminação Artificial (IA) ou Fecundação in Vitro (FIV), com sêmen de doador, em uma das parceiras. Ou seja, ela participa com os óvulos e com o útero. Outra possibilidade é realizar uma Fecundação in Vitro, utilizando óvulos de uma parceira, fecundados com sêmen de doador, transferindo os embriões para o útero da outra parceira. No caso de um casal masculino temos que realizar uma Fecundação in vitro, com o sêmen de um deles, óvulos doados por uma doadora anônima e os embriões, formados, transferidos para o útero de uma parente de algum dos dois, seguindo as normas do CFM: mãe, irmã, tia ou prima.
O QUE É OVULODOAÇÃO?
O QUE É RESERVA OVARIANA?
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS PARA A INFERTILIDADE FEMININA?
ÚTERO DE SUBSTITUIÇÃO OU BARRIGA DE ALUGUEL?
DOAÇÃO DE ÓVULOS – COMO FUNCIONA?
CONGELAMENTO DE ÓVULOS – COMO FUNCIONA?
CONGELAMENTO DE ESPERMATOZÓIDES – COMO FUNCIONA?
PACIENTE COM LAQUEADURA PODE ENGRAVIDAR?
QUAL A IMPORTÂNCIA DA PRIMEIRA CONSULTA?
QUAIS AS CHANCES DE TER GÊMEOS?
O TRATAMENTO FECUNDAÇÃO IN VITRO É CARO?
COMO SABER SE O EMBRIÃO É SAUDÁVEL?
QUAL A DIFERENÇA ENTRE INSEMINAÇÃO E FIV?
A QUEM É INDICADO O CONGELAMENTO DE ÓVULOS?
COMO É O TRATAMENTO DA FIV?
TEM MAIS DE 40 ANOS E TEM DIFICULDADES PARA ENGRAVIDAR?
TEM MAIS DE 40 ANOS E TEM DIFICULDADES PARA ENGRAVIDAR?
INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL X FIV – QUAL A DIFERENÇA?
ONCOFERTILIDADE – O CÂNCER PODE AFETAR A FERTILIDADE?
QUAIS AS TAXAS DE SUCESSO DOS TRATAMENTOS DA REPRODUÇÃO ASSISTIDA?
QUAIS SÃO AS INDICAÇÕES DOS TRATAMENTOS DA REPRODUÇÃO ASSISTIDA?
QUANDO EU DEVO PROCURAR UM TRATAMENTO DE REPRODUÇÃO?
FECUNDAÇÃO IN VITRO

É SEMPRE UM PRAZER ATENDER VOCÊ.

Os pacientes chegam ao IBRRA quando percebem que têm dificuldade de engravidar naturalmente ou quando outros médicos (ginecologistas e urologistas) os encaminham para a clínica.

O IBRRA sabe que, tão importante quanto estar à frente na Medicina, é estar ao lado dos seus pacientes. Por isso, instituiu o conceito de ClinicAll: as informações sobre o paciente são coletadas por telefone, antes da marcação da consulta. Pacientes e médicos contam com um serviço de auxílio 24 horas o ano inteiro, além do funcionamento diário da clínica.

ESTRUTURA

QUALIDADE É A NOSSA MARCA.

A infraestrutura do IBRRA segue os padrões das melhores clínicas de Reprodução Humana do mundo. Isso garante comodidade, segurança, discrição e bem-estar aos pacientes.

O laboratório também conta com um sistema de máxima segurança para proteger o desenvolvimento dos embriões devidamente acondicionados em local próprio.
EQUIPE IBRRA

CORPO CLÍNICO

Dr. Bruno Scheffer

Diretor Geral

Dra. Rafaela Scheffer

Diretora de Laboratório

Dr. Juliano Scheffer

Diretor Científico

Ana Paula Aguiar

Embriologista
Rolar para cima