tratamento-para-infertilidade

Os métodos modernos de tratamento da infertilidade atendem às características individuais do paciente e ao tipo de infertilidade.

O especialista avalia e indica o melhor tratamento para cada caso. Leia o artigo e descubra quais as opções de tratamento disponibilizadas pela medicina reprodutiva. 

Tipos de infertilidade

A infertilidade possui uma ou mais causas e é de extrema importância a realização de exames clínicos e laboratoriais no casal para identificar essas causas. . A infertilidade é chamada de primária se a mulher não tiver engravidado anteriormente, secundária se essa condição for resultado de um aborto, aborto espontâneo ou gravidez ectópica.

Tratamentos para Fertilidade

Caso você esteja se perguntando “Quais tratamentos para fertilidade existem?”,
acabou de encontrar a resposta! 

A Medicina Reprodutiva pode oferecer vários métodos de tratamento da infertilidade que podem atender às características individuais de pacientes com distúrbios de gravidade variável:

  • Útero temporário ou de substituição.

  • Terapia hormonal.

  • Inseminação intrauterina (IIU).

  • Fertilização In Vitro (FIV) convencional.

  • Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI).

  • Transferência Embrionária

  • Vitrificação de Embriões

A relação sexual programada

A relação sexual planejada também é considerada uma opção de tratamento, e inclusive, é uma das mais utilizadas. Os especialistas oferecem este método após uma avaliação e a realização de exames no casal.

Podemos fazer uma estimulação com hormônios e monitorar o crescimento dos folículos por ultrassonografia. Com os folículos no tamanho adequado, induzimos a ovulação e conversamos com o casal o momento ideal para ter relações sexuais.

O método da Fertilização in vitro (FIV) convencional

Com as trompas obstruídas, endometriose e patologias do colo do útero, é usado um método como Fertilização in vitro (FIV) e transferência de embriões. Sua vantagem é que trata efetivamente a maioria dos tipos de infertilidade.

Baseia-se na união do óvulo com uma determinada concentração de espermatozóide em placa de cultivo, simulando de forma natural o processo da fecundação.-

Método ICSI

Em caso de tentativas malsucedidas de engravidar por métodos padrão e Fertilização in vitro convencional, é utilizado o método ICSI, no qual um único espermatozóide é colocado dentro do óvulo , com a ajuda de uma agulha. Este método de tratamento da infertilidade é muito eficaz na infertilidade masculina.

Transferência Embrionária

Após a FIV convencional ou ICSI, verificamos – entre 16-18h – a presença de 2 corpúsculos polares e 2 pronúcleos, se ocorreu a fecundação. A partir desse momento, os embriões são mantidos em cultivo até D3 ou D5/D6 para transferência embrionária e/ou congelamento de embriões excedentes..

Qual o melhor tratamento para Infertilidade?

Por fim, não há um tratamento contra a infertilidade que seja a melhor opção em um âmbito geral. Para saber qual irá funcionar melhor para você e o seu cônjuge, a melhor opção é entrar em contato com uma clínica de medicina reprodutiva. Dessa forma, poderá conversar com especialistas em fertilidade e descobrir qual a melhor opção para você.

Rolar para cima