TRATAMENTOS

FIV COM ANÁLISE EMBRIONÁRIA (FIV + PGT-A)

Saiba tudo sobre o procedimento.

O que é Fertilização in Vitro com PGT-A, PGT-M e PGT-SR?

A Fertilização in Vitro é a técnica que permite a análise cromossômica e genética dos embriões produzidos no laboratório de fecundação in vitro. O procedimento pode ser feito utilizando três técnicas de pré-implantação:

O diagnóstico genético
(PGT-M);

Avalia a presença de doenças hereditárias específicas no embrião, como anemia falciforme, talassemia e fibrose cística. Essa técnica permite a gestação de bebês livre da condição genética de famílias afetadas por algum tipo de doença.

Indicação:

  • Pacientes de famílias com histórico de doenças hereditárias

O screening (triagem) genético (PGT-A);

Rastreia o embrião para detectar a presença de possíveis alterações cromossômicas, como as síndromes de Down, de Klinefelter e de Patau. Essa técnica também identifica o sexo dos embriões para evitar que a mãe possa transmitir doenças graves para o filho, como a hemofilia tipo A.

Indicação:

  • Pacientes com idade avançada;
  • Pacientes com histórico de abortos de repetição;
  • Pacientes que desejam evitar a gestação de bebês com alterações cromossômicas;
  • Pacientes com falhas em tratamentos prévios;
  • Pacientes que tiveram filhos com alterações cromossômicas;
  • Pacientes com parâmetros seminais  muito alterados.

O teste genético para Rearranjos Estruturais (PGT-SR).

Esse teste analisa os cromossomos de forma parecida com a utilizada no PGT-A. A diferença é que ele investiga alterações na estrutura dos cromossomos. Quando há quebra de um cromossomo, ele tem a propriedade de se regenerar ou rearranjar. Essa regeneração pode provocar alguma anomalia na estrutura do cromossomo, desbalanceando os embriões.

Indicação:

  • Pacientes de parceiro com problema de rearranjo cromossômico translocado ou invertido detectado antes do tratamento de FIV.

Quais são os benefícios da FIV com Análise Embrionária em relação à FIV convencional?

  • Diminuição no risco de aborto;
  • Aumento na taxa de implantação com nascidos vivos sem alterações cromossômicas;
  • Redução do número de ciclos necessários para alcançar a gravidez.

Como funciona a Fertilização in Vitro com Análise Embrionária?

Conheça o passo a passo.

Já na primeira consulta, o profissional faz uma entrevista detalhada com a paciente e pede um ultrassom endovaginal. Esse exame avalia o estado do útero e dos ovários. Se for preciso, ele solicita novos exames para obter um diagnóstico seguro e indicar o tratamento mais adequado. A paciente recebe uma minuciosa explicação sobre os tratamentos disponíveis, especialmente a respeito do indicado para o caso dela.

A estimulação do ovário consiste na administração diária de injeções subcutâneas. Esse procedimento é feito para aumentar a produção de oócitos que vão ser puncionados e levados ao laboratório. Esse processo dura entre sete e dez dias.

No quinto ou sexto dia de desenvolvimento embrionário – fase em que os embriões estão em estágio de blastocisto (fase inicial) -, procede-se a retirada de algumas células da camada responsável pela formação dos anexos embrionários (trofoectoderma) para fazer a biópsia e analisar os cromossomos.

Depois da biópsia, os embriões são congelados e vitrificados e ficam assim até sair o resultado da análise. O teste PGT-A utiliza a Next Generation Sequence (NGS) – técnica avançada que permite detectar alterações nos 23 pares de cromossomos.

O útero vai ser preparado para receber os embriões cromossomicamente normais. A paciente toma medicação oral para deixar o endométrio com as condições adequadas para receber os embriões descongelados. Por utilizar um catéter de silicone, a transferência é indolor e não requer sedação nem repouso prolongado após o procedimento.

O teste de gravidez deve ser feito dez dias depois da transferência embrionária. Com o tão esperado resultado positivo, a paciente é orientada pelo seu médico a retornar à clínica após 14 dias para uma ultrassonografia. Embora o resultado positivo do teste seja um grande desejo do IBRRA, nem todas as pacientes engravidam na primeira tentativa. Isso é motivo de frustração para os envolvidos no processo, incluindo médicos, enfermeiras e secretárias. Entretanto, o IBRRA orienta os pacientes a retornarem à consulta para analisar o processo e planejar possíveis mudanças em alguma etapa.

Ficou interessado e quer saber quanto custa uma Fertilização In Vitro com Análise Embrionária?
Marque uma consulta no IBRRA.

ENTRE
EM CONTATO

O IBRRA está pronto para receber você.

Para que possamos te acolher na melhor equipe, preencha os dados abaixo:

O Instituto Brasileiro de Reprodução Assistida - IBRRA - é uma instituição médica dedicada integralmente ao tratamento da infertilidade. Com a missão de ajudar as famílias a terem seus filhos, a clínica oferece um suporte com respeito humano, tecnologia de ponta e uma equipe altamente especializada. É por isso que o IBRRA é um dos maiores e mais respeitados institutos de medicina reprodutiva do Brasil.

Clinica IBRRA BH

Rua Desembargador Jorge Fontana nº 408 – 10º andar - Belvedere - Belo Horizonte/MG - CEP: 30320-670