TRATAMENTOS

TRATAMENTOS PARA
CASAIS
HOMOAFETIVOS

Saiba tudo sobre o procedimento.

Mamães

Muitos casais homoafetivos femininos desejam realizar o sonho de constituir uma família com filhos. A Reprodução Humana Assistida oferece duas opções. Em ambos os casos, o sêmen é de um doador anônimo, escolhido por ambas as parceiras em um Banco de Sêmen. Confira essas opções:

1. Uma parceira participa com seus oócitos e a outra com o útero.

Quando ambas as parceiras participam do processo de Reprodução Humana Assistida, dá-se o nome de Gestação Compartilhada possível por meio da Fertilização in Vitro (FIV). A paciente portadora dos óvulos passa por um estímulo diário com injeções subcutâneas de hormônios para promover o crescimento de vários folículos com o objetivo de se obter um número adequado. Depois, óvulos são fecundados com o sêmen de um doador. Os embriões formados são cultivados até o quinto ou sexto dia de seu desenvolvimento in vitro, estágio de blastocisto, e depois transferidos ao útero cedido pela parceira. O número de embriões transferidos ao útero depende da idade da parceira que participou com os óvulos. Caso existam, os embriões excedentes são congelados.

2. A mesma parceira participar com seus oócitos e útero

Se somente uma mulher do relacionamento desejar participar do tratamento de gravidez, ela pode optar pela Inseminação Artificial ou por uma Fertilização in Vitro. Para a melhor escolha do tratamento, o especialista leva em consideração a idade da paciente, sua reserva ovariana, possíveis riscos de gestação múltipla e se o quadro requer uma análise embrionária antes da transferência de embriões. Após dez dias da transferência embrionária, a paciente faz o exame de sangue BHCG para se certificar da tão desejada e esperada gestação.

Papais

Casais homoafetivos masculinos também podem constituir família. A Reprodução Assistida pode utilizar os sêmens de ambos ou de um deles. Óvulos por doação e os espermatozoides formam os embriões a serem transferidos para um útero de substituição.

A doadora dos óvulos

Os óvulos vêm de uma doadora num processo que segue todas as normas do Conselho Regional de Medicina. A doação é anônima e sem caráter comercial. A escolha da doadora é feita com o médico responsável pelo procedimento e os parceiros do relacionamento..

O útero de substituição

O útero de substituição deve ser de uma parente de primeiro, segundo, terceiro ou quarto grau de um dos dois parceiros. No caso de se utilizar o útero de uma mulher não parente, um pedido formal ao Conselho Federal de Medicina é feito e, somente após a liberação, o tratamento pode ser iniciado.

Como funciona o tratamento?

Uma vez escolhida a doadora dos oócitos e decidida a gestante, o médico prescreve a medicação para estimular os ovários da doadora e o útero da receptora. Ambas recebem dosagens hormonais e fazem ultrassonografias endovaginais sob supervisão médica.

Os oócitos doados são fecundados no laboratório usando sêmens de um parceiro ou de ambos. Os embriões formados são cultivados até o estágio de blastocisto e são transferidos para o útero.

A transferência de embriões é totalmente indolor e ocorre com a paciente acordada. O procedimento dura entre 10 e 15 minutos. Os pré-embriões excedentes e viáveis são congelados.

Após dez dias da transferência embrionária, a paciente faz um exame de sangue BHCG para se certificar da tão desejada e esperada gestação.

Ficou interessado e quer saber mais sobre este tratamento?
Marque uma consulta no IBRRA

ENTRE
EM CONTATO

O IBRRA está pronto para receber você.

Para que possamos te acolher na melhor equipe, preencha os dados abaixo:

O Instituto Brasileiro de Reprodução Assistida - IBRRA - é uma instituição médica dedicada integralmente ao tratamento da infertilidade. Com a missão de ajudar as famílias a terem seus filhos, a clínica oferece um suporte com respeito humano, tecnologia de ponta e uma equipe altamente especializada. É por isso que o IBRRA é um dos maiores e mais respeitados institutos de medicina reprodutiva do Brasil.

Clinica IBRRA BH

Rua Desembargador Jorge Fontana nº 408 – 10º andar - Belvedere - Belo Horizonte/MG - CEP: 30320-670